DECLARAÇÃO DE CREMAÇÃO. O QUE É?

É o documento através do qual uma pessoa oficializa a sua opção por ser cremado, ao falecer, poupando seus parentes da indesejável responsabilidade por tão difícil decisão.
A cremação consiste na simples e higiênica transformação de um cadáver em cinzas, pela sua exposição a uma temperatura elevadíssima durante três horas. É um processo muito fácil e econômico, que evita qualquer despesa e/ou preocupação com a compra/locação e manutenção de jazigos.

Para se elaborar apropriadamente uma Declaração de Cremação, é necessário redigi-la nos termos do modelo disponibilizado pela Santa Casa de Misericórdia, com a presença de três testemunhas. Em seguida, deve-se reconhecer firma das assinaturas do declarante e das três testemunhas e, por fim, registrá-la em um Ofício de Registro de Títulos e Documentos.

Para que o processo de cremação ocorra, a legislação brasileira exige a assinatura e o CRM de dois médicos no respectivo atestado de óbito. Após a realização da cremação, é entregue à família uma pequena urna com as cinzas que, de acordo com a vontade do declarante, pode ser guardada, ou então, ter seu conteúdo espalhado em locais previamente escolhidos e explicitados na Declaração de Cremação, desde que respeitada a legislação em vigor.

PORQUE REGISTRAR UMA DECLARAÇÃO DE CREMAÇÃO EM CARTÓRIO?

Porque, ao comunicar a seus familiares sua decisão de ser cremado, um cidadão sempre esbarrará com a férrea oposição de alguns deles, os quais não reconhecerão a validade da Declaração de Cremação e se negarão a cumpri-la.

Para garantir que a sua decisão seja acatada, o documento deverá ser apresentado e salvaguardado, sem demora, em um Ofício de Registro de Títulos e Documentos, impossibilitando, assim, que qualquer pessoa tente impedir sua plena execução.
Documentos para Impressão

DECLARAÇÃO DE VONTADE PRÓPRIA PARA CREMAÇÃO

AUTORIZAÇÃO PARA CREMAÇÃO.

Em brasília, o crematório mais próximo fica no Valparaizo/GO.